Pouca gente tem o hábito de preparar caldo de frango ou carne em casa... ou por não ter ideia de como fazer, ou por achar que é muito complicado, por achar mais prático comprar pronto ou mesmo por não ter tempo. Então vamos sacudir essas suposições e partir para o novo: uma vez que você provar o caldo feito em casa e como é fácil de preparar (apesar de tomar um pouco de tempo), caldo de tablete e potinho não entrarão mais na sua cozinha! Sem falar que é muito mais saudável... só por não conter uma quantidade imensa de sal já ajuda muito! E também tem o colágeno dos ossos... Outro atrativo do caldo de frango feito em casa é poder reaproveitar o que antes iria para o lixo sem dó nem piedade: os ossinhos do frango.
O da receita de hoje surgiu por acaso. Fui ao mercado e o Chester estava em promoção. Voltei pra casa com 3 quilos de ave para fazer para o almoço de domingo... para duas pessoas... que comem pouco. Ou seja, tivemos ave assada no almoço de domingo, na janta, almoço da segunda, depois virou ave desfiada e ainda tenho uma porção desfiada no congelador. Então sobrou a carcacinha... que eu não ia jogar fora! Eu já tinha guardado o suco do assado que ficou na forma o dia que assei, então era só juntar tudo e mais um pouquinho e me sentir uma supere cozinheira - dizer que você faz o caldo em casa dá aquela sensação de pessoa que super entende de cozinha... bem, mas não é nada disso, vamos lá que você vai notar como é fácil!
Ingredientes:
- carcaça de uma ave Chester (ou um frango grande... bem grande... ou dois normais)
- caldo que ficou do assado (2 xícaras, no meu caso)
- 1 cenoura pequena descascada e cortada em gomos grandes
- 1 cebola média cortado em duas e com dois cravinhos espetados nelas
- 1 dente de alho grande inteiro
- 1 pedaço de alho poró (usei inclusive a parte mais verdinha das folhas) em pedaços grandes
- 1 pedaço de aipo cortado em pedaços grandes
- 1 folha de louro
- 3 bolinhas de pimenta-da-jamaica quebradas
- 2 ou 3 galhinhos de salsinha, inteiros
- 1 litro de água
- uma pitadinha de sal (opcional)
1. Primeiro coloque a carcaça (ossinhos ainda com um pouquinho de carne e cartilagens) pa
ra tostar por meia hora. Isso vai dar mais sabor ao caldo e deixa-lo mais escuro. Caso queira um caldo mais claro e com sabor mais suave, pule essa etapa.
2. Coloque agora em uma panela grande de fundo grosso todos os ingredientes, cubra com a água e deixe ferver. Quando abrir fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 2h. Deixe reduzir e reponha a água evaporada quando necessário.
3. Depois de cerca de 2h basta coar com uma chinois ou qualquer peneira fininha. Você pode guardar na geladeira por 5 ou 6 dias ou colocar em forminhas de gelo e congelar. O meu rendeu um pouco mais de meio litro e eu dividi em um vidro que foi para a geladeira e uma forminha.
Os legumes e o caldo que sobrou do assado |
Agora já com a carcaça |
Mais água |
e depois de 2h de fogo |
Parte eu coloquei em um vidro para usar logo e outra parte coloquei em forminhas para congelar, preferi deixar o caldo bem concentrado |
Aqui o caldo está diluído em água para fazer o risotto alla milanese que postei antes. Peço desculpas pela qualidade das fotos, algumas foras tiradas com a máquina fotográfica e outras com o tablet, por isso não ficaram não boas. |