4 de outubro de 2012

Uma coisa que eu simplesmente amo é carne de panela. Bem, eu amo carne de todo quanto é jeito, mas nada tem aquela sensação tão "dona de casa/família/boa cozinheira" do que uma boa carne de panela, bem temperadinha, saborosa, derretendo no prato e na boca...

Confesso que quando eu era criança eu era mais a favor de um bom bife, ou strogonoff (acho pq era algo q minha mãe raramente fazia rs), ou um muito bem servido churrasco (o do meu pai sempre foi e sempre vai ser o melhor churrasco que já existiu). Mas sempre me deliciei nas carnes de panela que meus pais faziam - talvez seja por isso a sensação de coisa familiar quando penso nesse tipo de prato. Posso até me imaginar sentadinha no meu tradicional lugar na mesa (a ponta) com meus pais ao lado...

Carne na panela de pressão é algo relativamente fácil de fazer. Só precisa entrar em acordo com a tal panela (confesso que demorei um pouquinho rsrs vira e mexe ainda exagero na água e a faço cuspir caldo pra todo lado rsrs). Outro é vc saber que tipo de carne vc está fazendo... a carne de segunda demora um pouco mais para cozinhar - isso significa que vc precisa ter mais paciência tb, e a carne em geral se vc não souber fazer, vira uma robusta sola de borracha... Mas a peça de segunda é bem mais fácil de dar sabor, por ser ela já muito saborosa.

Mas, considerações a parte, vamos à receitinha:

  • 500g de acém sem osso (o meu já veio cortado em pedaços grandes, o açougueiro foi gentil, apesar do fato de todo vez ele me perguntar o que eu pretendo fazer com a carne... desconfio que ele acha q eu não sei cozinhar rsrs)
  • 1 cebola média, cortada em pétalas
  • 1 alho picadinho
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 1 folha de louro
  • 1 pedaço de gengibre, com mais ou menos uns 2cm, fatiado não muito finamente

O preparo é simples:
1. Coloque o alho, cebola, gengibre, louro, o cubo de caldo de carne e óleo na panela de pressão e deixe dar uma leve dourada e o caldo derreter (como o caldo de carne já vem com uma boa quantidade de sal, não adiciono sal na receita)
2. Coloque a carne e sele: isto é, dê uma fritadinha de todos os lados, bem superficial, só para formar uma casquinha leve que impedirá que sua carne fique seca (é isso q garante a suculência da carne... faça isso com qualquer carne q vc vá assar ou cozinhar).
3. Deixe a carne dar uma leve dourada, coloque água até cobrir,  feche a tampa e deixe pegar pressão.
4. Depois que a sua panela começar com o escândalo e deixar a vizinhança inteira sabendo q vc está cozinhando, deixe por 40/45 minutos...

Prontinho! Eu deixei cozinhar até secar td a água, preferi deixar sem caldo... E ficou ma delicia acompanhada com arroz, queijo e ervilhas. Esse processo é bem básico, use a sua criatividade e estômago para mudar o que quiser - colocar molho de tomate, ou batatas e cenouras, cheiro verde... O gengibre e o louro vão dar um saborzinho especial, mas como estão em pouca quantidade, não ficarão muito forte. E fica tão macia q desfia!

Tagged: , , , , , ,

27 comentários:

  1. A receita parece ótima, mas não entendi muito bem em que momento usamos o gengibre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode pôr junto com a cebola para dourar... desculpa, acho que na hora de escrever a receita cometi um lapso...

      Excluir
    2. E sal não vai na receita?

      Excluir
    3. Olha, como o caldo de carne á vem com muito sal, eu não adiciono mais. Mas vai do seu gosto ;)

      Excluir
  2. VC escreveu certo acho q ela. Q não leu direito

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Fiz a receita hoje na maior bobeira (nunca fiz carne de panela) e acredite...ficou fantástica! Parabéns! Estamos impressionados. Simples e prática para uma pessoa sem tempo e sem maiores habilidades na cozinha. Salvou meu almoço.
    Abraço e parabéns

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. não, não tempero, não é necessário. O tempo que a carne vai ficar na pressão é o suficiente para ela pegar o tempero que você colocou ;)

      Excluir
  5. Opaa tou indo agora fazer, se der certo eu aviso como ficou, se não ficar Muito Bom...vou comer assim mesmo, mais gostei da dica, rs

    ResponderExcluir
  6. Nao tinha gengibre e coloquei meio copo americano de cerveja e deixei secar tb, dicou maravilhoso, carne desmancha na boca

    ResponderExcluir
  7. Eu posso cozinhar o acem inteiro na panela pressão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu nunca tentei, mas já vi receitas que levam a peça inteira (até mesmo de picanha na pressão). Vale a pena tentar, mas preste atenção na quantidade de líquido e do tempo de cozimento ;)

      Excluir
  8. vou fazer ag essa maravilhosa receita

    ResponderExcluir
  9. Achei as dicas muito boas ... Começando por dourar a carne antes de acrescentar a água.. Isso faz com que não fique uma carne seca . E é muito importante. Uma boa dica também é colocar muita cebola, normalmente uso 3 a 5 cebolas, e então diminuo a quantidade da água. Isso faz com que a carne fique mais saborosa, o caldo mais grosso e não corro o risco de explodir uma panela rsrsrsrs ��������

    ResponderExcluir
  10. Oi...fiz a receita sem colocar água...a carne cozinhou no próprio suco e na molho que formou com a cebola....deixei secar bem e ficou igual à da foto...muito gostosa...nota mil...obrigada....também me lembou a minha infância.....

    ResponderExcluir
  11. Receitinha da Hora.... Recomendadissima!!!!

    ResponderExcluir
  12. Estou fazendo essa receita agora. Primeira vez que vou fazer carne de panela desde que eu casei (há 2 anos). Tomara que fique Boa!

    ResponderExcluir
  13. Vou fazer a minha agorinha por isso acabei achando o seu post de como preparar!
    www.kellyzarate.com

    ResponderExcluir
  14. Vou tentar fazer amanhã pro almoço,espero que fique tão saborosa quanto esta de bonita na foto.receita simples e muito prática Parabéns

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Se quiser mais, pode adicionar sem problemas. Mas lembre-se que o caldo de carne já tem um pouco na composição.

      Excluir
  16. Gostei muito da dica,,,,tou com meu namorado, ele foi dar aula, quando chegar quer um ranguinho, so tinha esse meio quilo de musculo, .... acho que vou arrebentar...Obrigado..

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. não, ela só vai ficar com bastante caldo (que você pode ferver até deixar mais concentrado, se quiser). Ela ficará dura se você não deixar cozinhar por tempo suficiente. As carnes tidas como de segunda precisam de maior tempo de cozimento, mas são deliciosas!

      Excluir

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org