14 de outubro de 2012

Huum camarão... como que aquelas coisinhas tão pequenininhas conseguem ser tão gostosas? (e tb às vezes tão problemáticas, para o caso de quem é alérgico ^^). Amo camarão de td quanto é jeito (menos cru, é claro), mas confesso q é algo que faço raramente - primeiro que não é tão baratinho assim, e por aqui no noroeste do Paraná é mais fácil encontrar o pacotinho congelado, e quando se acha o fresco é um horror de caro. Segundo pq minha paixão por camarão se restringe a minha pessoa, minha irmã detesta. Então acabo fazendo só quando ela não está em casa para torrar a minha paciência rsrs
A receita de hoje lembra um pouco uma famosa do sr. Pedro Cesar de alguns dias atrás. Pq? Pq dentre das inúmeras coisas que nós dois temos em comum, uma delas é a loucura por curry! E pessoalmente acho q a combinação curry-creme de leite ou nata-cream cheese é perfeita! Os dois cremes são super eficientes na hora de amenizar a pimenta do curry e ainda dá uma base cremosa que realça o sabor do condimento. adoro fazer essa combinação com frango, legumes e também o camarão!
O curry é um condimento que hj já se tornou comum por aqui e pode ser encontrado facilmente nos mercados. Mas não confie que o seu curry é igual ao meu ^^. Nem que ele é o tradicional curry asiático... Essa versão em pó é na verdade mais européia do que asiática. Enquanto na Índia e nos países visinhos (e até na Indonésia) o curry é uma variedade de pratos feitos com um molho obtido com o cozimento dos ingedientes e muitos condimentos combinados, esse pó que utilizamos por aqui dizem ser uma alternativa do império britânico para o comércio. E por ser na verdade uma mistura de especiarias, o paladar, a picância, o tipo de matéria-prima utilizado e a concentração varia muito. Alguns mais simples que podem ser encontrados por aí podem conter com base canela, cardamomo, coentro, cravo, gengibre, mas já ouvi falar de alguns que continham mais de 72 tipos diferentes de ingredientes! Por isso, sempre que passarmos uma receita por aqui, tente achar o ponto certo com o curry que vc tem em casa. O meu eu comprei a granel no mercadão municipal, e não tenho idéia da combinação. Mas é muito mais ardido do que o que eu tinha antes, e a cor lembra bem a daquele curry indiano que pode ser encontrado em frasquinhos nas lojas de produtos importados do Japão...
Consideração à parte, vamos à receita! Essa é para apenas uma pessoa se servir muito bem:

  • 500g de camarão 7 barbas (o meu já veio congelado e "limpo"... eu sempre dou mais uma boa verificada ^^)
  • meia cebola média picadinha
  • 5 colheres de creme de leite de potinho ou nata
  • 3 colheres de cream cheese
  • uma colher de curry
  • uma pitada de orégano
  • sal a gosto
  • meio limão
  • azeite

1. Tempere o camarão com sal e limão. Deixe um pouco de molho.
2. Doure a cebola no azeite e acrescente o camarão escorrido.
3. Quando ele começar a mudar de cor e ficar mais branquinho, coloque o creme de leite e deixe dissolver. Esse creme de leite de potinho (que vc tb pode comprar por aí como nata) vai derreter e ficar mais ralo.
4. Coloque o cream cheese e dissolva, criando um creme mais encorpado.
5. Com o creme fervendo, coloque o curry, misture bem, o orégano, mas não deixe ferver muito. O camarão não pode cozinhar demais, ou vira borracha ^^
6. Prontinho! Fica uma delícia com arroz branco e batata palha!!!


Vai um pouquinho aí?

Tagged: , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org