17 de setembro de 2017

A quinua (ou quinoa) está entre os novos super alimentos, uma queridinha para quem busca uma alimentação saudável. Confesso que essa foi uma das razões para eu incluir esse grão na minha lista alimentar... uma alternativa para o arroz do dia-a-dia, com uma leve redução na quantidade de carboidratos e mais vitaminas e tantos outros benefícios que deixam os nutricionistas tão felizes. Minha outra razão foi simplesmente a curiosidade. Gosto de experimentar novos ingredientes, novas receitas, novas possibilidades, e a inauguração de uma loja de produtos naturais quase na esquina de casa foi sem dúvida uma santa novidade e motivação. Sorte ainda que os proprietários tem uma boa visão de negócio e vira e mexe eles trazem algum produto novo para a loja. 

Com a correria do dia-a-dia (a maior razão para eu ter desaparecido do blog... sobra apenas o domingo para cozinhar com calma, e quase sempre estou cansada demais para inventar algo novo, rascunhas, tirar foto, postar... sorry), poder preparar parte da minha refeição em apenas alguns minutos e poder levar na minha marmitinha é a salvação. Então, para aqueles que ainda não experimentaram esse grão, deixo aqui a minha receitinha básica; a preparação é simples, praticamente a mesma do arroz. Só é necessário prestar atenção que a quantidade não rende tanto quanto a do arroz. Para cada porção uso um pouquinho menos de meia xícara, o que é suficiente para mim. Mas mantendo as proporções de grão e água já é o suficiente, o resto vocês podem adaptar conforme o próprio gosto ou necessidade.

Ingredientes:

  • 1 xícara de quinua (lave bem, passe os grãos em uma peneira pela água 3 vezes, para não correr risco de ficar amarga)
  • 1 dente de alho bem picadinho (pequeno ou médio, a quinua pega tempero mais facilmente do que o arroz)
  • 2 colheres de cebola bem picadinha
  • 1 colher (chá) rasa de sal
  • 2 xícaras de água (temperatura ambiente, não precisa ser quente; para cada medida de quinua, use duas de água)
  • um fio de óleo ou azeite


1. Em uma panela já aquecida, coloque um fio de óleo, sal, cebola, alho e a quinua bem escorrida. Refogue para incorporar bem os temperos e adicione a água. Deixe o fogo baixo e tampe. Assim que a água secar, desligue, mexa e deixe descansar por alguns minutos: essa é o truque para que a quinua não fique grudenta, e sim soltinha como um bom arroz.


quinoa
Uma porção feita com meia xícara de grãos

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org