23 de novembro de 2013

Minha loucura por livros está levando minha irmã à loucura (já há muito tempo levou minha mãe, ao ponto dela se recusar a me dar dinheiro para comprar livros para a faculdade kkkk mandava eu ir para a biblioteca). E ultimamente o meu dna de traça de livros está com um paladar especialmente voltado para livros de culinária - já tenho um estoque aqui! Nem todos foram lidos (inteiramente) ainda, por isso ainda não coloquei resenhas... Mas esses dois de hoje foram recentemente adquiridos (comprei um ontem ^^) e são fininhos e fáceis de ler, por isso já estão por aqui!

Então vamos lá! A dica de livros para hoje envolve dois livros de uma coleção da Le Cordon Bleu, uma das maiores escolas de culinária do mundo, cujo foco é a cozinha francesa e que desce 1895 é sinônimo de excelência - até mesmo a Lady Diana e a apresentadora Julia Child (retratada no filme Julie & Julia) se formaram por lá. A coleção se chama Le Cordon Bleu receitas caseiras, e tem desde livros com requintadas receitas francesas, até livros sobre muffins, chocolate,  os dois que eu trago aqui: Molhos e Pastelaria.

1. MOLHOS
Foi o primeiro que comprei. Já há um certo tempo eu queria um livro que me mostrasse diferentes tipos de molhos tradicionais e as formas originais de serem feitos. Imagina só quando encontrei esse livro? São apresentadas diversas receitas de molhos que podem ser utilizados para carnes, massas e saladas e até caldos doces para sobremesas, indo dos mais simples aos mais sofisticados, com receitas como os molhos holandês, mousseline (com ovos, limão, manteiga clarificada e natas) e jus (feito com os restos de assados). Tudo no passa a passo com dicas importantes. O livro só deixa a desejar por não ter fotos das etapas (que nem faz tanta falta assim) e pela linguagem um tanto formal do português metropolitano (ou seja, de Portugal) - são utilizados temos como lume (fogo), varas de arames (batedor de ovos ou fouêt) e, em alguns momentos, se torna um tanto exaustivo. Isso se acontece pois a coleção não tem uma versão brasileira; é traduzida na Europa, impressa na China e importada. Mas como normalmente serve como livro de consulta e não como leitura de cabeceira, a linguagem não interfere tanto.


Compensa comprar? Sim, ótimo conteúdo, informações muito interessantes, tem um bom preço (mais ou menos 25R$, dependendo do lugar), é bem organizado e a impressão é de alta qualidade.




2. PASTELARIA
Esse livro se convida para dentro da sua casa já a começar pelas fotos. É uma delícia a cada página! Eu o encontrei na livraria em um dos meus rápidos passeios durante meu intervalo no trabalho (no estilo "não tenho nada para fazer vou dar uma volta na livraria do shopping). Na verdade eu tinha ido lá dar uma olhada nos livros de referência para provas de proficiência em inglês, mas a bendita banca de culinária fica logo perto da porta, nunca consigo escapar de lá sem passar por ela. Eu nem sou tão fã de doces assim (por isso as poucas receitas de doces por aqui), mas a abundância de cremes e frutas me atiçou e eu tive que trazê-lo comigo para casa. Aqui aparecem algumas receitas clássicas, como o millefeuille (aqui traduzido, mil folhas), tartes, tartelettes, éclairs, Saint-Honoré e muitos folheados de dar água na boca. No final do livro há também as receitas das massas utilizadas - aerada, aerada doce, cozida e folhada. As receitas são dadas passo-a-passo, e a linguagem é melhor do que o de molhos, apesar de ainda ser edição portuguesa.

Compensa comprar? Sim, se você gostar de passar um tempo na cozinha, sem se preocupar com sobremesas mais elaboradas, demoradas e não tão práticas assim - mas cujo trabalho vale cada mordida! Esqueça a essência de baunilha e tenha um estoque de favas em casa! O preço também é muito bom (teoricamente, o mesmo valor para toda a coleção, mas peguei esse na promoção, então paguei apenas 19R$) e a impressão é de alta qualidade também.




Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org