7 de fevereiro de 2014

Foi em um dos meus intervalos de aula, vagando pelo shopping para ver o tempo passar, que encontrei esse
livro. Mesmo com o dinheiro um pouco apertado, acabei levando-o pra casa. Já há um certo tempo eu queria algum material sobre facas e as formas de corte, então não resisti! Li em menos de uma semana! Andou comigo para cima e para baixo, então cada tempinho livre sem aluno eu corria para ler um pouquinho. E o que eu achei? Então, vamos lá...

Já no primeiro capítulo o livro trabalha uma coisa muito importante: segurança. Não só em relação ao manuseio, mas também a melhor forma conservação e armazenamento para que não fiquemos sem as pontas dos nossos dedinhos ou que nossas preciosas facas acabem danificadas. Já passei a olhar para a minha gavetinha de facas com outros olhos, e já estou tentando imaginar uma forma de colocar divisórias para que elas fiquem encaixadas e são sambado de um lado para o outro...

Depois da segurança, há um capítulo sobre a anatomia da faca, um sobre os tipos, um sobre outros instrumentos de corte que também são úteis na cozinha (nunca pensei em ter um estilete na cozinha para usar na comida, e não em embalagens...), um capítulo sobre as tábuas de corte (uma pena que não tenha nada sobre as tábuas de bambu), um sobre afiação de facas, um para os principais métodos de cortes e depois se seguem capítulos com tipos de alimentos e quais métodos empregar. Se algum dia eu resolver comer vieira, já vou ter pelo menos noção de como abrir aquilo... rsrs

O livro é muito interessante, linguagem clara e leve, sem textos muito longos, muitas ilustrações explicativas e claras, passo-a-passos, mas eu sinto uma leve dificuldade de classifica-lo: talvez seja um pouco específico demais para uma simples dona de casa, e não tão completo para um profissional da cozinha, apesar de ser claramente sobre técnicas profissionais. Mas sem dúvida é ótimo para pessoas curiosas como eu e para todo esse grupo que anda surgindo de pessoas não profissionais (muitos blogueiros como eu e provavelmente você) que ama de loucura a culinária e está sempre tentando aprimorar. Já me ajudou a ter uma ideia mais clara das facas que tenho aqui em casa, como melhor utilizá-las e manejá-las.

Vale a pena? Sim! Principalmente para nós curiosos da gastronomia mas que nunca fizeram um curso técnico ou uma faculdade na área. É um ótimo livro para se dar de presente. O design é um show: papel de qualidade, capa dura, parte fotográfica impecável. O valor varia de 47,92R$ a 69,90R$, dependendo do lugar.



Autora: Marianne Lumb / Editora: Marco Zero / 176 pág. / Publicado no Brasil em 2011.





Tagged: , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org