13 de abril de 2015

Comer está mais ligado ao meu subconsciente do que o normal. Isso quer dizer que vez ou outra eu vou ter sonhos com combinações de pratos ou sonhos nos quais estou preparando ou comendo alguma coisa. O resultado sempre é que acordo com vontade... Dessa vez não foi muito diferente. Acordei com vontade de comer um sanduíche de salmão. Fiquei 5 dias com a imagem do sanduíche na cabeça, até poder ir ao mercado e comprar o peixe, até poder ir ao mercado, comprar os ingredientes e ter tempo de fazer. Se o resultado valeu a pena? Muitíssimo! O preparo foi rápido, basicamente só o tempo de assar o peixo no forno. Fiquei com vontade de defumar, mas como era algo que eu nunca fiz e não tenho a mínima ideia de como funcionaria o processo em casa, optei pelo forno mesmo. 

A escolha do pão foi demorada... eu tinha na imagem mental um pão escuro, macio e firme. Não era simplesmente um pão integral, era mais escuro. Com grãos, de preferência. Olhei todos os pães da prateleira e não achei nada que realmente fosse como eu imaginava. Depois de uns 20 minutos de busca, passei pela mesa da padaria do supermercado e descobri um schwarzbrot de fabricação própria do mercado, perfeito! Esse pão não é nada mais que um pão preto alemão, feito normalmente de 90% de centeio integral e levemente doce e úmido. Ou seja - grãos, textura e linda aparência sem aquela coisa áspera e seca da maioria dos pães integrais.

E para completar, eu não queria um simples cream cheese no meio. Tinha que ser aromatizado com ervas. E a escolhida foi minha sálvia, que estava em um lindo pézinho que eu havia replantado em um vaso maior algumas horas antes. Voltei lá e peguei algumas folhinhas, erva fresquinha direto para a receita. 

Ingredientes:
  • 2 fatias de pão schwarzbrot - ou pão preto de centeio integral
  • 150g de filé de salmão
  • 2 colheres de cream cheese
  • 3 folhinhas de sálvia
  • sal grosso
  • flor de sal

1. Coloque uma fina camada de sal grosso em uma assadeira, coloque o filé de salmão e mais um pouquinho de sal por cima. Leve ao forno pré-aquecido pelo tempo suficiente para assar mas não ficar seco - como o pedaço é pequeno, é questão de minutos, dependendo do seu forno.
2. Retire a pele e separe o peixe em lascas conforme a fibra. Deixe esfriar.
3. Pique a sálvia em tirinhas bem fininhas e misture ao cream cheese com uma pitadinha de flor de sal. Leve à geladeira para que readquira a consistência mais durinha.
4. Toste o pão levemente. 
5. Agora é só montar: uma boa camada do cream cheese temperado, lascas do peixe e cobrir com a outra fatia. Prontinho! Saudável, diferente do nosso tradicional presunto e queijo e delicioso!




Tagged: , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org