30 de maio de 2013

Uma das minhas lembranças de infância (que, convenhamos, nem foi há taaaanto tempo assim vai) é a pipoca doce que meu pai fazia. Minha mãe quase morria de tanto pedir para que ele fizesse, pois ele não gostava muito de prepara-la por causa da quantidade de óleo. Mas vez ou outra ele acabava matando as nossas lombrigas. Eu lembro que ele colocava tudo na panela de pressão e depois saía uma pipoquinha branquinha, com algumas partes levemente amareladas, e grãozinhos de açúcar por todos os lados - tinha até alguns torrõezinhos, pelos quais eu vivia levando bronca por tentar comê-los escondido...

Tudo junto, a calda começando a ferver
Bom, adiantou nada tanto implorar para que ele me ensinasse a fazer a bendita pipoca, só tinha dois tipos de resposta: ou era não mesmo, ou ele dava risada e desconversava. Acabou partindo dessa vida sem nunca me contar o segredinho daquele pipoca nada recomendável pelos nutricionistas - mas mesmo assim maravilhosa.

Depois de um tempo, já nem lembro mais quem comentou com a minha irmã que era facinho fazer a pipoca doce igual àquela do pipoqueiro... Tentei fazer em casa, e voilá! A prática leva à perfeição, e hoje se consome mais pipoca doce aqui em casa do que a salgada. Acabei até mesmo comprando uma panela pipoqueira, porque ninguém merece ter q fazer musculação para conseguir fazer pipoca com panela de pressão... (acreditem, comprei uma por 16R$ na rede do Walmart e agradeço até hj a minha sapiência e impulso consumista rsrs).

Historinhas aparte, aqui vai a minha receitinha:

Ingredientes:
  • uma medida de milho (de qualidade, please... pouca adianta economizar aqui)
  • uma medida de açúcar cristal
  • uma medida de óleo
  • uma medida de água 
  • corante comestível líquido que pode ser levado ao fogo (pode ser aqueles que fazer pão, é o que eu uso) - use a cor que você quiser, umas 3 gotinhas já são suficiente, se quiser com a cor mais forte, duas ou três gotas a mais já faz uma enorme diferença.

Agora já com o corante vermelho
Coloque tudo na pipoqueira e deixe ferver até virar calda. Se quiser, pode deixar para tampar nessa hora, ou pode já fazer tudo de panela fechada. Só precisa ser mesmo a pipoqueira, pois você vai precisar mexer a pipoca o tempo todo depois que ela começar a estourar, ou a calda queira no fundo e não fica nos outros grãos. Se você usar panela comum, só agitar a panela (mesmo que seja como "A louca"), vai queimar : ( ...

Outra dica é: quando tirar da panela, misture a pipoca, para ela não formar uma grande bolota dura e grudenta... você está fazendo pipoca, não pé-de-moleque. Misturando tudo faz com que ela esfrie mais rápido e fique soltinha : )

Para uma pessoa, uma xícara de café faz uma senhora bacia de pipoca. Para duas pessoas se esbaldarem, uma xícara de chá. Use a medida que achar mais adequada, é só seguir as proporções.



Voilá! Minha pipoquinha doce já no meu super pote...

Tagged: , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org