Penso que quando fala-se em miscigenação de raças e culturas fica fácil para nós brasileiros entendermos como isso acontece e como uma coisa acaba levando a outra... Então vamos pensar em um lugar muito interessante e incomum dos Estados Unidos: New Orleans (ou, como falam por aqui, Nova Orleans/Orleães), no estado de Luisiana, suldeste americano, importante porto no Golfo do México e localizada perto do rio Mississipi e conhecida como a cidade berço do Jazz.
Fundada por franceses no início do século XVIII, em quase trezentos anos de história passou pelas mãos dos franceses, espanhóis, voltou aos franceses e depois foi comprada também pelos americanos. Assim, a cultura apresenta uma deliciosa mistura dos franceses, espanhóis, afro-americanos (não se esqueçam da época da escravatura), indígenas e imigrantes vindos de outras colônias francesas como Haiti e Antilhas, além dos alemães e irlandeses quem chegaram mais tarde.
Agora tente imaginar tudo isso na culinária... junte a paella espanhola, as formas de preparação dos franceses, os fortes temperos dos pratos africanos... Conseguiu? Bom, disso tudo saiu o jambalaya... na versão creole ou red jambalaya (com tomate, chamado de creole por trazer mais aspectos dos povos brancos e negros que vieram como imigrantes das colônias francesas e indígenas que habitavam a região) ou cajun ou brown jambalaya (sem tomate, e com influência direta dos colonizadores franceses). Com arroz, linguiça e camarão, o prato leva vários condimentos e pimenta. Essa versão que fiz hoje tenta conservar a ideia original do prato, mas de forma que fique fácil de ser feito por aqui. É um prato barato de ser feito, relativamente rápido e rende um monte! Para duas pessoas comerem exageradamente bem.
Ingredientes:
- uma xícara de peito de frango cortado em cubos
- meia xícara de linguiça calabresa picada ou em rodelas (ou outra que vc prefira... só se lembre que a calabresa é mais temperada)
- meia xícara de bacon em cubos
- 3/4 de xícara de camarão (se vc preferir, pode utilizar camarões maiores)
- uma xícara de arroz (comum, não é arroz de risoto)
- meia xícara de salsão picado
- 3/4 de xícara de pimentão verde picado (cubinhos de +/- 2cm)
- meia cebola cortada em pétalas
- dois dentes de alho
- 200g de tomate enlatado pelado e em molho
- pouco mais de meio cubo de caldo de legumes ou frango
- cebolinha a gosto
- duas colheres de chá de páprica picante
- pimenta do reino
- curry
- folhas de louro a gosto (usei uma pequena)
- uma colher de chá de molho inglês
- azeite
- molho de pimenta
- Antes de tudo, misture uma colher de chá de páprica picante, um alho picadinho, uma colher de chá de pimenta do reino e uma pitadinha de curry e espalhe no frango. Deixe marinar por 20 minutos.Tempere também o camarão com sal e uma pitatinha de curry e deixe reservado.
- Em uma panela quente e em fogo alto (eu usei a minha wok, a panela para paella também dá super certo, ou mesmo a caçarola comum), coloque o bacon e gotas de azeite para ajudar o bacon a começar a tostar.
- Dissolva o caldo de legumes/frango em duas xícaras de água fervente. Reserve.
- Junte a calabresa ao bacon e salteie. Coloque o frango e continue a saltear, até o frango estiver selado.
- Coloque a cebola, o salsão e o pimentão, sempre salteando.
- Coloque o tomate (como eles vieram um pouco grandes, cortei em pedacinhos), juntamente com o molho.
- Acrescente o arroz, mais uma colher de de chá de páprica picante, o louro, o caldo de legumes dissolvido, o molho inglês e o molho de pimenta (coloquei apenas algumas gotinhas, se você preferir mais picante, pode caprichar mais ou até mesmo temperar também com a pimenta caiena em pó) e mexa bem. Diminua o fogo e tampe. Se precisar, vá aos poucos acrescentando mais água.
- Quando o arroz já estiver cozido mas ainda com um pouco de água, sobreponha o camarão e tampe. Com mais 5 minutos o camarão cozinhará só com o vapor e calor vindo do arroz, não deixe por muito tempo ou o camarão ficará duro. Caso você tenha optado por camarões grandes, saltei-os separadamente e depois acrescente ao prato.
- Desligue o fogo, acrescente a cebolinha and that's it! Está pronto para ser degustado com um vinho e ao som de jazz... Como utilizei o caldo de legumes e a linguiça já temperada, em momento algum precisei pôr sal. Apesar de parecer complicado, é bem tranquilo de ser feito, e leva um pouquinho mais de tempo do que fazer um arroz.
E para acompanhar e dar um climinha...
Kermit Ruffins - Drop Me Off in New Orleans
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!