Anos atrás, quando eu me mudei para Maringá, meu tio estava fazendo o doutorado sanduíche dele em Portugal (não, esse não é de comer.. quer dizer que ele fez parte da pesquisa e das matérias no Brasil, e parte em Portugal...). Ele ficou por volta de um ano por lá, e nesse meio tempo minha tia e minha vó foram para lá para visita-lo, e quando voltaram trouxeram junto na bagagem uma receita de caldo verde, feito com linguiça, batata e couve...
Com o tempo acabei pegando muita prática nessa receita, que é super fácil, saborosa, ótima para o frio. Já não é tão originalmente portuguesa, pois houve adaptação de ingredientes, mas fica uma delícia mesmo assim!
- 4 batatas grandes
- um naco de linguiça calabresa cortado em cubinhos
- uma cebola pequena picadinha
- 3 ou 4 folhas de couve manteiga.
1. Cozinhe as batatas descascadas e em pedaços na pressão com uma pitada de sal até ficarem macias.
2. Coloque um fio de azeite na panela e frite a calabresa. Quando estiver douradinha, acrescente a cebola.
3. Bata a batata no liquidificador com um pouco da água do cozimento, até formar um creme. Junte à linguiça e mexa para não deixar criar casca no fundo. Deixe cozinhar por alguns minutos, para o sabor da calabresa pegar na batata. Se precisar, corrija o sal.
4. Acrescente a couve cortada bem fininha (tipo para feijoada) e desligue a panela. Misture tudo muito bem e já está pronto para servir!
Se você preferir, pode amassar parte da batata, ao invés de só bater no liquidificador. Ficará um creme com alguns pedacinhos...
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!