12 de junho de 2013

Quem já não assistiu um filme americano e se deparou com crianças fazendo bagunça na cozinha e fazendo aquelas panquequinhas americanas? Pensar em café da manhã americano é se deparar com as seguintes ideias: bacon, ovos, cereal, e panquecas... Rápidas, fáceis que até criança acerta,  buttermilk pancake passa longe das nossas tradicionais panquecas brasileiras, que se assemelham mais aos crepes franceses de massa fina e leve. As americanas devem ser fofinhas!!! Tradicionalmente levam na massa o buttermilk, originalmente um líquido extraído no processo de fabricação da manteiga, mas que com o passar do tempo passou a designar um grupo de leites fermentados. É mais grosso do que o leite e mais ácido também. Por ser altamente perecível e também devido a praticidade, as receitas tradicionais de buttermilk pancake acabaram sendo substituídas pelas práticas caixinhas com mistura semi-pronta... mistura tudo junto e joga na frigideira. No Brasil o buttermilk é praticamente impossível de ser encontrado, então tem-se várias receitas que tentam imitar o produto ou ainda outras alternativas (tem quem misture leite e suco de limão e deixa descansar por um tempo, mas nunca tentei).
A receitinha que estou acostumada a fazer traz uma mistura de leite e manteiga. O sabor fica quase idêntico ao original, faltando apenas um pouquinho de acidez.

Ingredientes:
Massa
1 1/4 de xícara de farinha
3 colheres de manteiga derretida (não deixar ficar transparente, assim conserva mais o gostinho da manteiga)
1 xícara de leite
2 ovos
1 colher (chá) de sal
3 colheres (chá) fermento químico
1 colher (sopa) açúcar

Cobertura:
Mel ou glucose de milho
uma maçã pequena picada
1/4 de xícara de uvas passas
1/4 de blueberries/mirtilo
1/2 xícara de morangos picados
4 ou 5 colheres (sopa) de creme de leite

1. Misture os secos: farinha, açúcar, sal, fermento químico.
2. Misture os molhados: leite, manteiga e ovo.
3. Junte secos e molhados, mexendo delicadamente. JAMAIS bata no liquidificador ou batedeira, ou a massa não fica no ponto certo. Apenas mexa. Se tiver um fouet fica ainda mais fácil, mas não se empolgue, é apenas para misturar, não para bater a massa.
4. Em uma frigideira antiaderente, coloque uma pontinha de colher de manteiga, espere derreter e coloque uma concha da massa. Ela irá espalhar e formar um círculo. Quando as extremidades estiverem começarem a ficar cheias de bolinhas, com outra cor e com aparência de cozidas, já pode virar. Vira-se apenas uma vez, rapidinho elas ficam prontas. Não é necessário untar a frigideira novamente.
5. Cobertura: misture as frutas e o creme de leite.
6 Para servir, coloque a sua panquequinha no prato, cubra com o mel ou a glucose, coloque as frutas and dig in!!! Cuidado na hora de colocar o mel... a panqueca chupa o líquido e se você não tomar cuidado, fica extremamente doce :S

Se você quiser seguir ainda mais a tradição americana, use o mapple syrup (xarope de bordô) e bacon (sim... até mesmo os dois juntos... gosto é gosto rsrs). Meus alunos adoram essas pancakes com calda de chocolate ou geleia, e se acabam com Nutella... rs

Tagged: , , , , , , , , , , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org