13 de abril de 2015

Comer está mais ligado ao meu subconsciente do que o normal. Isso quer dizer que vez ou outra eu vou ter sonhos com combinações de pratos ou sonhos nos quais estou preparando ou comendo alguma coisa. O resultado sempre é que acordo com vontade... Dessa vez não foi muito diferente. Acordei com vontade de comer um sanduíche de salmão. Fiquei 5 dias com a imagem do sanduíche na cabeça, até poder ir ao mercado e comprar o peixe, até poder ir ao mercado, comprar os ingredientes e ter tempo de fazer. Se o resultado valeu a pena? Muitíssimo! O preparo foi rápido, basicamente só o tempo de assar o peixo no forno. Fiquei com vontade de defumar, mas como era algo que eu nunca fiz e não tenho a mínima ideia de como funcionaria o processo em casa, optei pelo forno mesmo. 

A escolha do pão foi demorada... eu tinha na imagem mental um pão escuro, macio e firme. Não era simplesmente um pão integral, era mais escuro. Com grãos, de preferência. Olhei todos os pães da prateleira e não achei nada que realmente fosse como eu imaginava. Depois de uns 20 minutos de busca, passei pela mesa da padaria do supermercado e descobri um schwarzbrot de fabricação própria do mercado, perfeito! Esse pão não é nada mais que um pão preto alemão, feito normalmente de 90% de centeio integral e levemente doce e úmido. Ou seja - grãos, textura e linda aparência sem aquela coisa áspera e seca da maioria dos pães integrais.

E para completar, eu não queria um simples cream cheese no meio. Tinha que ser aromatizado com ervas. E a escolhida foi minha sálvia, que estava em um lindo pézinho que eu havia replantado em um vaso maior algumas horas antes. Voltei lá e peguei algumas folhinhas, erva fresquinha direto para a receita. 

Ingredientes:
  • 2 fatias de pão schwarzbrot - ou pão preto de centeio integral
  • 150g de filé de salmão
  • 2 colheres de cream cheese
  • 3 folhinhas de sálvia
  • sal grosso
  • flor de sal

1. Coloque uma fina camada de sal grosso em uma assadeira, coloque o filé de salmão e mais um pouquinho de sal por cima. Leve ao forno pré-aquecido pelo tempo suficiente para assar mas não ficar seco - como o pedaço é pequeno, é questão de minutos, dependendo do seu forno.
2. Retire a pele e separe o peixe em lascas conforme a fibra. Deixe esfriar.
3. Pique a sálvia em tirinhas bem fininhas e misture ao cream cheese com uma pitadinha de flor de sal. Leve à geladeira para que readquira a consistência mais durinha.
4. Toste o pão levemente. 
5. Agora é só montar: uma boa camada do cream cheese temperado, lascas do peixe e cobrir com a outra fatia. Prontinho! Saudável, diferente do nosso tradicional presunto e queijo e delicioso!




24 de março de 2015

Olá pessoal, tudo bom? Finalmente apareço por aqui... Os últimos meses têm sido corridos e não sobrou muito tempo ou criatividade para bolar novas receitas, peço desculpas. Agora aqui em casa estamos com um pequeno probleminha que nos fez mudar muito a alimentação e nossos hábitos de compras no mercado - descobrir que minha irmã é silíaca e tem uma leve alergia à proteína do leite fez com que eu cortasse boa parte das coisas que eu estava acostumada a fazer e também começasse a pensar em alternativas. Ainda estamos nos adaptando e estou evitando preparar coisinhas que vão glúten, pois a criaturinha acaba ficando com vontade e comendo mesmo sabendo que depois vai ficar de cama, passando mal. 

Bom, para hoje preparei pequenos bolinhos de mandioca, estilo comidinha de boteco. Esses levam queijo, mas no lugar da farinha para empanar eu usei farinha de arroz temperada. São facílimos de fazer e se você já tiver sobras de mandioca cozida ainda é super rápido.

Ingredientes:
  • 2 xíc. de mandioca cozida ralada (usei o processador com a função ralador, e não a lâmina tipo faca que faz com que vire um purê)
  • 1/3 xíc. de queijo muçarela ralado grosso
  • 1/3 xíc. de milho verde
  • 1/2 colher (chá) de ervas de Provence
  • 1/2 colher (chá) de tomilho seco
  • 1/2 colher (sopa) de orégano
  • sal 
  • farinha de arroz temperada para empanar
  • óleo para fritar e para untar as mãos


1. Depois de passar a mandioca pelo ralador do processador, basta misturar as ervas, sal, o milho e o queijo. Faça bolinhas (vai precisar untar a mão com um pinguinho de óleo), passe pela farinha de frite. Viu, rapidinho e facinho!


Esqueci de tirar foto com ela aberta... mas fica com o queijo derretido por dentro

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org