24 de agosto de 2012

Nada como abrir as janelas da casa e se deparar com um dia lindo de sol lá fora depois de meses de frio e chuva! Foi assim essa semana - apesar do tempo seco, o dia ainda estava lindo por conta do sol de brilho intenso e o frescor de dentro da casa. Foi assim que eu olhei para a geladeira e já pensei: esse sol maravilhoso pede uma salada!
E foi assim que surgiu a receita de hoje. Se você não gosta de doce e salgado misturados, então talvez você não se sinta tão atraído assim. Mas don't patronize (não julge) essa saladinha! Ela é fresquinha, leve, cheia de nutrientes (viu mãe!) e saborosa, além de ser super rápida e prática de fazer. Mais uma vez, serve duas pessoas:

  • 1 xícara (chá) de repolho cortado chiffonade (isso é, em tirinhas bem fininhas)
  • 1 maçã
  • ¼ de xícara (chá) de presunto cortado em tirinhas fininhas
  • ¼ de xícara (chá) uvas passas
  • ¼ de xícara (chá) manga picada em cubinhos
  • ¼ de xícara (chá) pimentão verde picadinho
  • ½ limão taiti
  • ½ caixinha de creme de leite
  • ½ colher (sobremesa) maionese
  • orégano e sal a gosto
  • azeite de oliva

1. Coloque a uva passa para hidratar.
2. Corte a maçã em pedacinhos pequenos (eu a cortei em 8 e depois fatiei cada pedaço). Esprema o limão na maçã, o que evitará que ela escureça.
3. Misture o repolho, o presunto, pimentão e a manga. 
4. Hidratadas as uvas? Escorra e coloque-as na mistura acima ^^
5. Misture também a maçã, mas não jogue fora o restinho do caldinho do limão: misture-o ao creme de leite, maionese, sal, orégano e um filetinho de azeite de oliva. Agora é só misturar esse creme a outra mistura e pronto! Se preferir, leve um pouco à geladeira, para ela ficar mais fresquinha!


hum.. eu acho q eu preciso fazer um curso de como tirar fotos de comida  rsrs

23 de agosto de 2012

Olá, pessoal!
Vez ou outra o shopping Maringá Park aqui de Maringá oferece alguns cursos de culinária no seu espaço gourmet Siga o chef. A maior parte deles é gratuita, com duração entre uma e duas horas. Alguns meses atrás eu fiz um de cheesecake e ontem eu participei de outro sobre cup cakes ministrado pela professora Castellani. Ela passou muitas dicas legais (eu nunca imaginei que vc tem que jogar a massa do bolo na clara em neve, e não colocar a clara na massa... mas td bem rsrs). Pena que o forno daqui de casa não está funcionando direito (na verdade, não está funcionando nada kkk mas minha irmã - que ficou responsável de ligar para a empresa e agendar uma revião no fulaninho - é uma proteladora de primeira... Mas assim que tudo estiver funcionando, quero testar a receita! Já pensei na massinha tradicional de baunilha, recheio brigadeiro levemente amargo, cobertura de ganache com lasquinhas de casca de laranja... o que vocês acham?
Para quem for de Maringá e estiver interessado, a professora tem uma escola que ministra cursos em diversas áreas da culinária - e isso serve tb para quem mora no Paraguai ou na Argentina. É só entrar no site da Gastronomia Castellani e dar uma olhada!


Os cupcakes com gotas vermelhas, recheio de brigadeiro e cobertura sabor morango que a professora fez. Uma graça, não? E uma delícia tb! Só dêem um desconto para a foto... minha máquina fotográfica de 10mp fez o favor de quebrar, e eu tive que tirar com o celular, que é só de 2mp... argh

19 de agosto de 2012

Nada melhor para começar por aqui do que uma receitinha leve, diferente e (talvez?) saudável de penne (vai lá, tem verdura, como diría para a minha mãe). Nada como acordar no domingo sem a mínina idéia do que fazer para o almoço. E nem adianta olhar na geladeira porque você sabe de cor o que têm lá dentro (afinal, é você quem a abastece). Lembrei do pacotinho de penne que estava guardadinho no armário (para os meus momentos inspirados, pois para os outros uso o tradicional tagliarini que eu amo mesmo rsrs). Pronto, raízes italianas bateram mais forte e o prato para o almoço do domingo seria uma macarronada. Mas não aquela de sempre: se é domingo, há aquela sensação boba de que a comida tem que ser diferente (igual à criança... arroz e feijão eu como durante a semana rsrs). Então lembrei do creme que eu costumo fazer para colocar em cima de filés de frango ou peixe. Pronto, o desafio estava lançado para a minha bem tratada lombriga!

Então segue aí o que aprontei - serve duas pessoas muito bem:

  • Meio pacote (250g) de penne
  • 200g de peito de frango em cubos
  • meia cebola cortada em pedaços grandes (eu cortei cada fatia em x, pela distração, mas se você prefere algo mais bonitinho, corte em pétalas!)
  • duas colheres (sopa) generosas de margarina/manteiga
  • azeite
  • 1/de xícara (chá) de milho verde enlatado
  • 1/3 de xícara (chá) de mozzarella em cubinhos
  • 1 xícara (chá) de tomatinhos sweet grape cortados em rodelas (pois eles eram enormes! rs mas se você preferir, pode ser ao meio ou em 4 ou usar o cereja cortado ao meio)
  • 1/3 de xícara (chá) de pimentão verde em cubinhos 
  • um potinho pequeno de nata ou creme de leite fresco (o que equivale a uma caixinha do outro, comum)
  • uma colher de sopa generosa de cream cheese
  • um tabletinho de caldo de frango
  • glutamato monossódico
  • orégano seco (generosamente... adoro!)
  • manjericão seco (cuidado para não ser generoso aqui, ou fica amargo)
  • uma pitadinha de nóz moscada 

1. Coloque o penne cozinhar com sal e um filetinho de azeite. 
2. Coloque uma parte da cebola dourar na margarina, um filete de azeite (além do gostinho, eu acho que ajuda a manter a margarina sem queimar e sumir rsrs) e o tabletinho de caldo de frango (se preferir, use aquele em pó, mas aqui o tablete acaba derretendo do mesmo jeito). Coloque o frango e refogue. Como já vai o caldo de frango, não precisa de sal, pois a inteção é ficar um molho suave.
3. Frango refogado, deixe dar uma leve dourada e coloque o creme de leite/nata e o cream cheese (é o cream cheese que vai dar uma cremosidade mara!). Orégano, manjericão, nóz moscada, glutamato, o resto da cebola (que vão ficar mais inteiras do que as outras) e aproveite e jogue o milho ali no meio também. 
4. Está cremoso? Coloque o tomate e deixe dar uma ferventada, mas sem deixar ele derreter muito. Ele deve dar uma amolecida, mas não é para virar molho. Tome cuidado pois o tomate sweet grape e o cereja são mais delicados do que o tomate caqui (aquele grande e redondo que os mercados chamam de tomate salada) e o italiano (o compridinho, popularmente chamado de tomate rasteiro) e se você descuidar ele some. Naturalmente alguns vão quase derreter, e vão soltar pele, mas não tem problema! (pelo menos para mim... se você preferir, use uma lata de tomates já pelados, acha fácil nos mercados e é baratinho, só não deixe o tomate derreter).
5. Tombe o pimentão com carinho, dê uma mexidinha, uma sambadinha pela cozinha, beba um gole de água e desligue o fogo. Coloque o queijo, e ecco! Misture no macarrão e seja feliz! ^^ Mãe, eu não falei que tinha legumes e verduras? (cebola, milho, pimentão, tomate... e vamos contar o orégano e o manjericão como verduras - porque são verdes, oras! rs).

Para os vegetarianos de plantão, é só tirar o frango e substituir o caldo de frango pelo caldo de legumes.

Apesar da cara de coisa se molho e do sabor suave, fica bem temperado!
... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org