Já há alguns dias eu estava com a ideia fixa para o almoço de hoje: mousakás (ou, como é mais conhecido por aqui, mussacá), um prato de origem grega/turca, que é muito semelhante a uma lasanha de berinjela. Pois bem, ontem saí do trabalho e fui ao mercado comprar os ingredientes - a berinjela do mercado estava tão feinha que acabei deixando para ir hoje cedo ao sacolão aqui perto de casa (tudo muito mais caro, mas pelo menos de qualidade). Acordar cedo para comprar coisas para comer... só eu mesmo viu.
Voltando ao prato... conheci-o através de um livro sobre culinária grega, parte da coleção Cozinhas do Mundo, publicado pela Editora Abril. Foi água na boa a primeira vista! Com o tempo, acabei desenvolvendo meu próprio jeito de fazer a receita. E é essa que eu passo para vocês hoje:
Ingredientes:
- 2 berinjelas fatiadas (normalmente o pessoal fatia as berinjelas em tiras largas cortadas no comprimento, mas eu às vezes gosto de cortá-las em rodelas, para ficar mais fácil de passá-las na frigideira depois e de cortar na hora de servir)
- 500g de carne moída magra
- uma cebola média bem picadinha
- um dente de alho grande picadinho
- um tomate bem maduro picadinho
- uma xícara de molho de tomate
- 2 colheres e farinha de trigo
- 2 colheres de manteiga
- 2 xícaras de leite
- 300g de muçarela ralada grosseiramente
- 3 colheres de requeijão culinário (eu usei um pouco mais, pois coloquei depois um pouco mais de requeijão por cima de tudo antes de levar ao forno)
- um ovo
- azeite
- orégano
- sal
- curry
- canela em pó
- noz-moscada
1. Corte as berinjelas e deixe-as de molho submersas na água com sal para livrá-las do amargor (eu deixei por 1h, enquanto fazia outras coisas).
2. Refogue 2/3 da cebola e o alho no azeite. Coloque a carne moída e refogue. Tempere a carne com sal, curry (umas duas colheres de chá) e canela (siiimm canela... isso é tradicional na receita. Pode usar sem medo, não fica com gosto de doce de festa junina não rsrs use duas pitadinhas).
3. Quando a carne estiver cozida, coloque o molho de tomate e o tomate, e mais uma pitadinha de orégano. Deixe ferver (não é para ficar com muito molho, mas com cara de carne molhadinha, com um pouco de caldinho). Reserve.
4. Coloque em outra panela a manteiga e deixe derreter. Faça o roux acrescentando a farinha e deixando dar uma leve fritada. Acrescente o leite, mexendo bem. Deixe ferver até engrossar, e então acrescente a cebola, o sal, 1/3 do queijo, as colheres de requeijão e a noz-moscada. Misture tudo muito bem, desligue e deixe esfriar. Quando estiver morno, acrescente o ovo (sim sim... cru), mexa bem e volte a panela para o fogo por mais um ou dois minutos. Reserve.
5. Em uma frigideira com um filetinho de óleo, passe as fatias de berinjela até elas ficarem mais macias, um pouco mais transparentes e com manchinhas de tostadas. Seque-as no papel toalha.
6. Agora é só montar: eu costumo fazer uma camada apenas de carne. Coloque um filete de azeite na travessa, coloque uma boa camada de berinjela, usando metade das fatias. Coloque a carne, outra camada com o restante das fatias de berinjela, e o molho béchamel. Cubra tudo com o restante da muçarela e leve ao forno por 15 minutos - depois é só servir com arroz brando e vinho tinto!
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!