3 de agosto de 2013

Semana passada fui a uma daquelas lojas de utilidades domésticas e não me aguentei - acabei trazendo um tachinho de ágata para casa. Lembro que meu pai tinha um que era o xodó dele (aliás, como qualquer um dos utensílios dele rs quantas vezes eu vi ele escondendo as facas dele quando minha vó destruidora ia visitá-los). O meu é pequenino, pouco maior que uma panela comum e menor que uma wok. 

Hoje foi o dia de estrear o tachinho - ia fazer carne em tirinhas, olhei para a panela comum, olhei para ele... adivinha quem ganhou? E o simples picadinho virou uma nova receita deliciosa, rica em sabores e temperos, e com um cheirinho maravilhoso que espalha pela casa...
tacho esmaltado
Tachinho de ágata: o causador da bagunça

Ingredientes:
  • 400g de carne magra em iscas (patinho, alcatra...)
  • meio naco de linguiça calabresa cortado em rodelas
  • uma xícara de brócolis em buquês médios (eu sempre uso o brócolis chinês)
  • meia cebola média em pétalas
  • 3 colheres de alho-poró cortado em rodelinhas finas
  • 3/4 xícara de molho barbecue
  • um dente de alho picadinho
  • azeite
  • sal
  • água

1. Coloque o tachinho/panela no fogo e assim que estiver aquecida, coloque azeite o suficiente para cobrir o fundo com uma camada bem fina (ou seja, coloque um pouco mais de um fio de azeite, mais ou menos umas duas). Coloque a cebola em pétalas e deixe dourar por alguns segundos.
2. Acrescente o alho, deixe dar uma fritadinha, mas sem deixa-lo queimar, o ficará amargo. Acrescente a carne, mexa e salgue.
3. Quando a carne começar a dourar, acrescente a linguiça e um pouco de molho barbecue. Deixe reforgar, e conforme a carne for chegando ao ponto e perdendo o líquido, vá acrescentando o molho. No tachinho a carne secou rapidamente, então tive que colocar um pouco de água.
4. Acrescente o brócolis, o alho-poró e o restante do molho barbecue, misture bem e deixe até que o brócolis fique levemente cozido, mas ainda crocante. E prontinho! Não fica com caldo, mas fica molhadinho, ok?


Olha o brilho dado pelo molho barbecue... hummm ^^

Tagged: , , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org