27 de agosto de 2013

Lembro quando meu pai ajudava em um churrasco anual para arrecadação de fundos para caridade.  Ele começou a participar quando eu tinha uns 8 anos, às vezes havia mais de um por ano. Era  muito legal ver td aquela homarada na cozinha, servindo, lidando com tudo - normalmente era churrasco para 500 pessoas. A comida sempre foi deliciosa, e uma das coisas que eu descobri por lá e me fartava de tanto comer era o feijão tropeiro. Confesso que quando eu era criança ou mesmo quando eu era adolescente e morava com meus pais eu não era muito fã de legumes e folhas - sempre foi doida por carnes e massas. Acabei aprendendo a gostar depois que comecei a faculdade, me mudei e comecei a aprender a cozinhar. Isso já faz 10 anos, e já há algum tempo eu não tenho frequentado os churrascos dos amigos do meu pai, mas ainda hoje lembro daquele gostinho do feijão tropeiro. Esses dias bateu aquela vontade, então resolvi tentar fazer em casa. Apesar de não ficar exatamente igual (nota mental: lembrar de perguntar para os amigos do meu pai o que eles colocavam e como faziam), a receita fica maravilhosa (até minha irmã enjoada comeu).

Ingredientes:
  • 1 xícara feijão carioca cozido e escorrido (como eu estava fazendo o feijão normal também, acabei usando o feijão já temperado com alho, cebola, sal e louro)
  • 1/2 xícara linguiça calabresa em cubos
  • 1/2 xícara bacon em cubos
  • meia cebola média em cubos ou pétalas
  • um dente de alho picadinho
  • duas folhas de couve cortada em tirinhas finas
  • 3 colheres de farinha de mandioca torrada
  • 1 ovo

 1. Frite o bacon e a calabresa até dourarem. Acrescente a cebola, o alho e frite mais um pouco.
2. Acrescente o feijão escorrido e deixe pegar tempero.
3. Acrescente o ovo ligeiramente batido, deixe por alguns segundos até começar a endurecer, e então mexa para que ele cubra todos os ingredientes.
4. Quando o ovo estiver durinho, acrescente a farinha, mexa bem mas com cuidado para não amassar o feijão.
5. Acrescente a couve, misture e tire do fogo. A couve irá cozinhar só com o calor dos ingredientes. E está prontinho!


Tagged: , , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org