Quando eu ainda morava com meus pais eu não via a hora de sobrar carne do churrasco para que a noite meu pai fizesse arroz carreteiro - e ele fazia aquele arroz marronzinho, soltinho... e que delícia que ficava com salada de repolho cru e ovo frito!
Nunca consegui fazer arroz igual ao dele. Meu pai sempre brincava que o tempero vinha da graxa das mãos dele (ele era mecânico, e um ótimo mecânico! Mas nada de graxa nas mãos, ok!), mas acho mesmo que era todo o charme e a ginga de quem casou sem nem saber como fritar ovo e depois virou um excelente cozinheiro e que adorava o que fazia. acho que essa minha curiosidade na cozinha veio dele, assim pelo gosto e felicidade de fazer o que gosta.
Como nunca consegui fazer igual, acabei desenvolvendo a minha própria receita - diferente, porém também maravilhosa. É essa que eu fiz hoje e trouxe para vocês.
Ingredientes:
- 1 xíc. carne assada de churrasco (usei alcatra limpinha) em cubos
- 1 xíc. de arroz (tipo agulhinha, aquele comum, não é arroz para risoto!)
- 2 xíc. de água fervendo
- 1/3 xíc. de ervilhas
- 1 talinho (mais ou menos 15 cm) de aipo/salsão picadinho
- 1 colher (chá) de páprica doce (se quiser mais apimentado, troque pela paprica picante)
- 1 dente de alho picadinho
- 1/2 cebola pequena picadinha
- 2 colheres rasas (sopa) extrato de tomate
- sal a gosto
- cebolinha
- 2 colheres rasas de manteiga
1. em uma panela já aquecida, coloque a manteiga, o alho e a cebola. Deixe dourar e acrescente o aipo, a carne, sal a gosto e o arroz. Frite tudo junto até ficar soltinho. Se você usar arroz lavado, deixe secar antes que ele ficará mais soltinho.
2. Depois de bem frito, junte o extrato de tomate, a ervilha e a água. Misture bem e deixe até que o arroz esteja cozidinho. Daí é só jogar a cebolinha por cima e servir!