Desde que eu li aquele livro de Ervas e Especiarias meu sensor de compras anda mais afiado ainda... Ontem fui a uma loja de produtos naturais (e aqui em Maringá tem várias, Hallelujah!) com uma amiga e, enquanto me divertia percorrendo as prateleiras, encontrei umas coisinhas bem interessantes - para começar, comprei os damascos que eu queria para fazer geleia para o recheio do bolo que eu quero fazer; encontrei também pimenta da Jamaica e acabei levando para casa também um pouquinho de arroz arbóreo (sem falar em um saco de bala de banana, nada natural...). Adoro passear por mercados e lojas de produtos naturais, é sempre uma ótima oportunidade para descobrir novas coisinhas e atacar a criatividade!
Ingredientes:
Pimenta moída na hora! |
- 2 xic. arroz arbóreo
- 4 xíc. água
- 1/2 xíc. funghi secchi (usei o chileno)
- 8 bolinhas de pimenta da jamaica
- 2 xíc. queijo gruyère
- 1/2 cebola branca picadinha (ou da dourada, sem problemas)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- azeite
- sal
1. Ferva a água e coloque em um recipiente com o funghi (ja lavado rapidamente) e deixe de molho por 20 minutos para hidratá-lo. Separe o funghi e reserve a água.
2. Em uma panela já aquecida, coloque a manteiga e um fio de azeite. Doure a cebola e depois acrescente o arroz e refogue-o.
3. Salgue o caldo que foi usado para hidratar o funghi - tome cuidado, pois o queijo que será adicionado depois já é salgado.
4. Adicione o caldo ao arroz aos poucos: coloque uma concha do caldo e deixe cozinhar, quando secar, acrescente mais uma concha, até atingir o ponto.
5. Junte o funghi picadinho, moe a pimenta e junte também ao risoto - não compre especiarias já moídas, pois elas perdem as propriedades rapidamente, e às vezes outras coisas vem misturadas. Deixe o risoto no fogo por mais uns minutos, adicione o queijo e misture bem até ficar uniforme. Desligue e sirva imediatamente! Se preferir, use apenas 3 xícaras de agua para fazer o caldo e junte também uma xícara de vinho branco seco - aproveite e use o vinho para servir com o risoto!
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!