13 de janeiro de 2014

Muitas vezes eu penso que o sabor da comida e dos alimentos em geral é mais emocional do que qualquer outra coisa. É claro que os aspectos culturais também influenciam muito - o nosso churrasco de espeto corrido e pedaços gigantes de carne pode ser suculento para nós e loucura nacional, mas para muitos asiáticos ele é um tanto nojento; comer pequenos escargots, caracóis molengos e esponjosos, é uma iguaria na França, mas nada atrativo para nós... Mas ainda assim, o que explicaria a comida de mãe e de vó ser tão boa? Mesmo aquelas que mal sabem fritar um ovo, se elas fizerem isso com carinho, será o melhor ovo frito do mundo! É por isso que eu nunca consigo fazer o arroz branco igual ao da minha mãe, nem a massa de macarrão igual ao meu pai... 

É comum aparecer por aqui receitas que meus pais faziam, e eu sempre acabo contanto um pouco dessa minha relação com eles. Hoje eu trago mais uma - uma receita desenvolvida pelo meu pai, tradicional em todo almoço e ceia de família no final de ano. Meus tios e minhas tias tentam fazer igual, e apesar de ficar delicioso, eu sempre olho com aquela carinha e penso - o dele era especial!

Lembro de todas as vezes que ele ia fazer, eu acabava angariada na marra como ajudante - vamos lá, para uma criança às vezes era muito mais legal brincar do que ajudar em casa, principalmente com um pai todo metódico. Acabei aprendendo e sabendo de cor, sem nunca ter realmente feito.Hoje resolvi tentar fazer sozinha. Se quiser, dá para fazê-lo um dia antes e deixar na geladeira - a carne pega ainda mais o tempero. Pode já deixar assado durante o dia e depois na hora de servir levar ao forno de novo, para esquentar. 

Ingredientes:
  • 1,5 kg de carne moída (de patinho limpo, para ficar bem sem gordura, bem limpa)
  • 1 cebola 
  • 3 dentes de alho 
  • 200g de presunto fatiado
  • 200g de muçarela fatiada
  • 1/2 lata de milho verde 
  • 2 ovos cozidos picadinhos
  • 1 ovo para misturar na carne (para dar liga e não trincar ao assar)
  • 1 cenoura grande cortada em fatias
  • 10 vagens
  • sal
  • 1 saquinho plástico (daqueles transparentes)
Sem querer pus primeiro o queijo e depois o presunto...
1. Triture no processador a cebola e os dentes de alho. Misture à carne, acrescente o ovo, tempere com sal e reserve.
2. Cozinhe a cenoura e a vagem até estarem macios. Reserve.
3. Estique o saquinho plástico sobre a mesa - ele vai ajudar a dar o tamanho do rocambole e também ajudará a enrolar. Espalhe a carne sobre o saquinho, deixando uma margem sem a carne para facilitar enrolar. Pressione bem a carne, para depois ela não rachar. 
4. Faça uma camada de presunto sobre a carne, e depois outra de queijo (ou o oposto, sem problemas).
5. Faça fileirinhas de cenoura, vagem, e entre elas coloque o ovo picadinho e o milho. 
6. Agora é só enrolar bem firme! Cuidado com o sentido: as cenouras e vagens devem estar na horizontal! Arrume as pontas, se preciso coloque um pouco mais de carne para dar acabamento.
7. Leve ao forno coberto por papel alumínio por 20 minutos. Descubra e deixe por mais 25 minutos e prontinho! Na hora de servir, curte com uma faca de serra ou faca elétrica, para não despedaçar inteiro. Fica ótimo com arroz branco e salpicão. Normalmente meu pai colocava também umas fileiras de bacon fatiado já fritinho... ficava maravilhoso! Eu acabei não colocando, pois minha irmã não gosta de bacon.

Olha o queijo derretido... o colorido dos legumes... e o presunto ainda deixa a carne levemente rosada... HUMMMM!!!

Tagged: , , , , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org