19 de setembro de 2014

A estrela da receita de hoje tem uma história um tanto intrigante, pois tudo indica que ela já rodou o mundo. Essa variedade que surgiu do cruzamento entre espécies distintas (sendo uma delas a moranga) pode ser encontrada por aí como cabotiá, cabotiã, kabocha ou ainda abóbora japonesa. No Japão, o termo kabocha é usado tanto para se referir a ela, quanto a outros tipos de variedades ocidentais. O fato é que ela chegou por lá pouco depois do descobrimento do Brasil, levada pelo portugueses do Camboja para lá, daí o nome - Cambodia abobora, que os japoneses acabaram encurtando para apenas kabocha. Como ela foi parar no Camboja eu já não sei, pois estudos indicam que a sua origem é no continente Americano e que até os Incas e Aztecas já a usavam!

História a parte, as abóboras são facilmente encontradas pelo país inteiro e também têm longa tradição em culinárias de outros países (veja como os americanos são loucos por pumpkins!). São ótimas alternativas para salada (até mesmo raladas cruas!), cozidos, sopas, recheadas... os sabores diferem conforme a variedade, e muitas possuem um adocicado todo especial! Na receita de hoje ela virou purê e um ótimo acompanhamento para uma salada leve, arroz branco e um assado.

Ingredientes:
  • 3 xícaras de cabotiá em pedaços
  • 1 batata entre média e pequena cortada em pedaços
  • 1 colher de manteiga
  • 2 colheres de cream cheese
  • 2 colheres de creme de leite
  • sal

1. Cozinhe a cabotiá e a batata com sal até ficarem macias.
2. Passe por um espremedor, retirando bem a água. 
3. Misture o creme de leite e o cream cheese.
4. Em uma panela já quente, coloque a manteiga e, quando estiver derretendo, coloque a abóbora e a batata espremidas e já misturadas com o cream cheese e o creme de leite. Mexa bem com uma colher de pau, cheque o sal, e quando começar a desgrudar do fundo já está pronto! A batata vai ajudar na textura e deixar um gostinho especial!



Tagged: , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org