17 de outubro de 2013

Sabe aquela sensação "quero-comer-isso-mas-nunca-fiz"? Então, essa foi minha experiência com o rondelli recheado com espinafre. Quando contei para minha irmã, ela já fez cara: "isso não é novidade, já tem receita por aí". Não importava, eu queria comer rondelli com espinafre! Mesmo que não fosse uma receita minha, invenção minha ou algo super diferente. Foi assim então que surgiu esse meu modo de fazer essa massa originalmente italiana mas que, como tudo o que chega ao Brasil, logo logo já ganhou mil e uma versões criativas, simples ou tradicionais, mas sempre muito saborosas. Minha receitinha é básica, tranquila de fazer, não leva muito tempo (ok, pode não entrar no Jamie Oliver's 30 minutes, mas dá para fazer de almoço sem muitos problemas!).

Ingredientes (para um refratário de 2 litros, quantidade para duas pessoas):
  • 200g de ricota (eu usei uma que já vem temperada, então fica com o sabor mais forte)
  • 2 xíc. de folhas de espinafre
  • Meia cebola média picadinha, ralada ou triturada
  • 5 colheres de sopa de requeijão
  • 1 ½ xíc. de leite (eu usei leite sem lactose, para tentar amenizar o estrago na intolerância à lactose da minha irmã)
  • Massa fresca para lasanha/rondelli (eu usei 3 folhas, mas isso vai variar conforme o tamanho e a marca)
  • Orégano
  • Manjericão fresco
  • Sal
  • Noz-moscada
  • Pimenta do reino

1. Coloque no processador a ricota, o espinafre, metade da cebola, um pouquinho de orégano e bata até formar uma pasta (pode deixar pedaços maiores, sem problemas)
2. Misture duas colheres de requeijão à pasta.
3. Espalhe sobre uma folha de massa, formando uma camada de um pouquinho mais que meio centímetro - deixe uma borda de 2 cm sem recheio, onde será o lado que o rolinho será fechado.  Enrole como um rocambole e corte - eu fiz pedacinhos de mais ou menos dois dedos de altura.
4. Coloque os rolinhos no refratário com o recheio virado para cima (ou para baixo... rs... bem, deu para entender né). Reserve.
5. Misture o leite, o estante do requeijão e da cebola,  o manjericão picadinho, orégano, noz-moscada e sal, se precisar. Cubra os rolinhos e leve ao forno ate a massa estar cozida.


Servido com arroz com açafrão e salsinha... huummm!!!

Tagged: , , , , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org