4 de outubro de 2013

Uma coisa que eu AMO na cozinha e que serve para mim tanto para os pratos doces quanto para os salgados é a manteiga. Lembro que desde quando eu era criança meu pai adorava passar manteiga no pão para comer com café puro, na época eu achava um tanto sem graça - era muito mais adepta da maionese, presunto e queijo no meio do meu pãozinho. Lembro também do cheiro da manteiga derretendo na chapa quente, quando meu pai fazia os bifes, lanches e até os ovos. Lembro também da minha mãe falando que meu vô materno (que eu nunca conheci, pois ele faleceu quando meus pais ainda namoravam) AMAVA aquela manteiga que vinha na latinha, e que não importa o quanto ele tinha que economizar, ele sempre comprava uma latinha só para ele comer com os pães que minha vó fazia. 

Essa loucura toda por essa graxinha de origem animal (estou falando de graxa mesmo, não graça) se estende a tentar fazê-la, sempre que possível, a atriz principal e não a coadjuvante dos meus pratos. É assim que transformei uma receita de French toast e fiz o meu próprio molho, e é assim que esse macarrão surgiu - isso aliado a aquela ideia fixa de que o tagliarini não combina apenas com molhos de sabor acentuado. A suavidade aqui chegou na medida certa, e vale a pena conferir!

Ingredientes (para uma pessoa):
  • 100g de tagliarini
  • 150g camarão
  • 4 a 5 colheres de manteiga (não margarina... manteiga, ok?)
  • 2 colheres de cebola picadinha ou ralada
  • casca ralada de um limão siciliano
  • 1 colher (chá) orégano
  • 1 colher (chá) ervas finas (a mistura que eu tenho não leva orégano, por isso acrescentei)
  • sal
  • azeite

1. Coloque o macarrão para cozinhar com sal e azeite.
2. Em uma frigideira aquecida, coloque um fio de azeite e a manteiga - a azeite irá impedir que a manteiga queime e desapareça da frigideira.
3. Tudo derretido? Acrescente o sal, a cebola e as ervas e deixe dar uma dourada. 
4. Acrescente então o camarão e deixe por alguns minutos, mas tome cuidado para não cozinhar demais ou passará do ponto e ficará duro.
5. Acrescente as raspas de limão e o macarrão, misture bem e deixe um minutinho para o molho pegar bem no macarrão. Prontinho! Agora é só servir ainda quentinho!

Ops... no meu, exagerei no molho rsrs é só colocar um pouco menos na hora de servir ^^

Tagged: , , , , , , , , ,

Um comentário:

  1. Parece maravilhoso! Trabalho num restaurante que serve macarrão, e pretendo levar essa receita a cabo! Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org