9 de julho de 2013

Anos atrás eu me lembro da minha professeur de francês falando sobre pratos típicos, e volta ou outra eu ouvia falar desse prato que é tipicamente rústico, proveniente de uma Provence rural. Depois de um tempo, eis que surge o filminho para dar fama ao prato!
Quando se pense em culinária francesa, não dá para evitar pensar em pequenas quantidades (depois que eu aprendi a servir à francesa, fui entender o porquê de um pouquinho só no prato... imagina, entrada, salada, consommé, prato principal, frios... uma sequência de 4 ou 5 pratos, todos cheios... não passaria da entrada ^^). Também não é difícil pensar em mil e uma técnicas e armas secretas... Mas nem sempre é assim (já deu para perceber pelo Croque Monseur, postado alguns dias atrás). O ratatouille também mostra que a cozinha francesa não precisa ser difícil para sr deliciosa!

Ingredientes:
  • uma berinjela pequena cortada grosseiramente
  • um tomate grande cortado em cubos grandes
  • meia xícara de pimentão verde (picado grosseiramente)
  • meia xícara de pimentão amarelo (picado grosseiramente)
  • meia xícara de pimentão vermelho (picado grosseiramente)
  • uma xícara de abobrinha italiana em pedaços grosseiros
  • uma cebola média cortada em pétalas ou rodelas
  • uma xícara de molho de tomate (temperado com alho, cebola e louro)
  • 3/4 xícara de azeite 
  • manjericão
  • orégano
  • sal a gosto

1. Deixe a berinjela de molho na água com sal, para tirar o amargor, por mais ou menos 1h.
2. Coloque o molho na travessa, e por cima espalhe a berinjela, a abóbora, os pimentões, a cebola e o tomate. Tempere com o orégano, manjericão e sal. Regue com o azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 min.
3. Tire o papel alumínio e deixe no forno por mais 5 mim e pronto! Os legumes podem ser alterados sem problemas, apenas a berinjela e o tomate é que são essenciais.

Usei o manjericão que seco em casa... apesar de não ficar tão forte quando o fresco, sempre é uma boa opção enquanto a minha (quase) horta cresce...

Tagged: , , , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org