Uma coisa que eu aprendi a comer - e depois a amar - quando me mudei da casa dos meus pais foi a comida oriental. Lembro que antes só a ideia de pimentão quente (eu só o comia em saladas) já me fazia ficar com cara de nojinho (apesar de eu continuar não gostando de pimentão mole... tem que ser crocante!). Quando comecei a me virar com a minha própria comida um mundo de opções, sabores e texturas diferentes surgiu para mim.
Minha loucura por culinária, cultura, idioma e tantas outras coisas ligadas ao oriente - e falo aqui principalmente do Nihon/Japão - é tanta que minha família já diz que eu nasci do lado errado do mundo, pois nem a minha descendência italiana é tão forte em mim quanto a cultura japonesa... E no meio disso tudo está a minha mania de misturar ingredientes com um toque oriental, usando óleo de gergelim, gergelim em sementes, legumes, shoyo, hondashi, furikake... A receita de hoje está nesse meio. Não é lá muito novidade, mas é um modo delicioso de testar os seus sentidos!
Ingredientes:
- 1/2 kg de peito de frango em cubos
- 1/2 cebola grande cortada em pétalas
- 1 xíc. de pimentão em cubos grandes (misturei o verde e o vermelho)
- 5 ervilhas tortas cortadas em pedaços de mais ou menos 2cm
- 1/4 xíc. de cogumelos champignon
- 1 pedaço de mais ou menos 4 dedos de alho poró fatiadinho em rodelinhas
- 1 dente de alho bem picadinho
- sal
- uma pitadinha de curry
- azeite
- 1 xíc. de molho agridoce (aquele vermelhinho)
1. Doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente o frango, tempere com sal, uma pitadinha de curry, e deixe refogar.
2. Acrescente o alho poró e depois que toda a água estiver evaporado, deixe o frango dourar.
3. Adicione o pimentão, o champignon e a ervilha torta. Deixe por pouco tempo, deve ficar cozido mas não amolecido, para não perder a crocância.
4. Desligue e regue com o molho agridoce. Misture bem (de preferência, raspe bem o fundo da panela para dissolver aquela crostinha marrom no molho). Agora é só servir! Basta um arroz branco e já tem uma refeição!
Oportunidade para estrear a minha chawan que comprei no final de semana no festival Nipo brasileiro... |
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!